Em atualização... Acessível em Libras | Acesso Online | Webmail | Fale Conosco

Faculdades Integradas Padre Albino

Histórico

As Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) são mantidas pela Fundação Padre Albino, entidade jurídica sem fins lucrativos, fundada em 27 de março de 1968.

Sua história mescla-se à do Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva, falecido em 1973, que lutou e trabalhou para construir a Fundação Padre Albino (FPA), patrimônio da comunidade. Inicialmente, sua preocupação com a promoção social e a melhoria da condição de vida dos mais necessitados, especialmente a dos doentes, conquistou o apoio da comunidade para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, mais tarde transformada no Hospital Padre Albino.

Em seguida, o Monsenhor direcionou seu trabalho na formação escolar de jovens, mediante a instalação de Escolas em Catanduva, em todos os graus e modalidades de ensino.

A Fundação tem cinco décadas de experiência no ensino superior, sendo o marco inicial a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), em 1969. Após a FAMECA, surgiram a Faculdade de Administração de Empresas (FAECA), em 1972, e a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (ESEFIC) em 1973. Posteriormente, foram criadas as Faculdades de Enfermagem de Catanduva, em 2000, e de Direito em 2002. Em 2005, foi criado o Instituto Superior de Educação Padre Albino (ISE). Voltado para o ensino infantil, fundamental e médio, a Fundação Padre Albino mantém ainda o Colégio de Aplicação.

A partir de abril de 2007, as Faculdades da Fundação Padre Albino transformaram-se em FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Em 2010, foram criados os cursos de Educação Física (Bacharelado) e Biomedicina, e em 2011, o curso de Pedagogia.

Prédio antigo da Faculdade de Medicina de Catanduva à Rua Monte Aprazível 297, Vila Guzzo - foto de 1970.
(Fonte - Museu Padre Albino)

Tela do Monsenhor Albino em visita a Enfermaria do Hospital Padre Albino, nos anos 1950.
(Fonte - Museu Padre Albino)

Instituição FIPA

As FIPA resultam da integração do Instituto Superior de Educação e das Faculdades isoladas - Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem e Medicina, a partir de abril de 2007. O ato normativo de transformação das Faculdades da Fundação em Faculdades Integradas Padre Albino foi a Portaria MEC/SESu nº 301, de 11.04.07, publicada no DOU de 12.04.07, recredenciadas pela Portaria nº 53, DOU de 23.01.2013.

As FIPA possuem dois câmpus em Catanduva-SP: o Câmpus Sede, localizado na Rua dos Estudantes 225, Parque Iracema, onde funcionam os cursos de Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Medicina e Pedagogia, e o Câmpus São Francisco, localizado na Rua Seminário 281, Bairro São Francisco, onde funcionam os cursos de Administração e Direito.

Os cursos têm proposta pedagógica de articular o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de garantir o ensino crítico e reflexivo na busca de competências e habilidades esperadas para alunos de graduação. Espaços de convivência, laboratórios de ensino e de informática com instalações modernas, dois hospitais universitários, bibliotecas com acervo especializado na área da saúde, educação e ciências humanas, ambientes específicos para o aprendizado de práticas jurídicas e empresariais, da área da saúde, do esporte e do lazer, fazem parte do contexto acadêmico e administrativo vivenciados pelos alunos dos cursos oferecidos pelas FIPA.

Missão

Formar profissionais com competência técnica, comportamental e humana, comprometidos com a justiça social, a ética e a cidadania, com fundamento na produção de conhecimento, no exercício da crítica e questionamento.

Objetivo

• Reafirmar o compromisso com a educação no Brasil, com o direito à cidadania, à democracia e à justiça social;
  • Empreender processo educativo que favoreça nas pessoas o desenvolvimento da capacidade crítica, da autonomia intelectual e do compromisso com a resolubilidade dos problemas sociais;
  • Consolidar e ampliar a inserção social da IES, mediante articulação com o contexto local, regional e nacional;
  • Diversificar as formas de acesso ao ensino superior, na busca constante da democratização do saber universal;
  • Incentivar a qualificação do corpo docente e técnico, visando a melhoria do ensino e a difusão do conhecimento científico;
  • Ampliar as parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, comunidades, igrejas, organizações da sociedade civil, para assegurar o cumprimento da missão institucional;
  • Intensificar a cooperação com o setor público;
  • Induzir e apoiar projetos inovadores que possibilitem a ampliação das fronteiras e a diversidade do conhecimento, estendendo o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento;
  • Desenvolver ações que conduzam à renovação da Educação Superior mediante constante interlocução e intercâmbio com a comunidade acadêmica e sociedade, e o diálogo incessante com os diferentes atores sociais;
  • Empreender ações que conduzam à gestão participativa, favorecendo o exercício do senso crítico e a capacidade de pensar a médio e longo prazo;
  • Desenvolver ações que favoreçam a cultura da autoavaliação institucional e ouvidoria, como forma de identificação e encaminhamento de resolução de problemas;
  • Promover a integração dos projetos de pesquisa e atividades de extensão realizada pelos diversos grupos docentes e discentes dos cursos.

Área de atuação acadêmica

Compreendem-se como áreas de atuação acadêmica das FIPA o ensino, a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social.

No ensino, oferece cursos de graduação nas modalidades de bacharelado e licenciatura nas áreas de saúde, educação, direito e administração; cursos de pós-graduação lato senso; residência médica e educação continuada.

Untitled Document

Editoração de Revistas - NER
Núcleo de Educação Inclusiva - NEI
Apoio ao Estudante - NAE